Blog
22/12/2014

Férias à vista: o que fazer em Itu

O período de recesso está chegando e o Hotel KK preparou dicas imperdíveis para você curtir as férias em Itu. Anote aí

 

  • Conhecer a culinária caipira: a gastronomia paulista tem influências de diferentes culturas, como a italiana, por exemplo. As receitas preparadas no fogão a lenha e que muitas vezes aproveitam o que é produzido nas fazendas, encantam pela encantam pela simplicidade, charme e riqueza de elementos. Pratos como leitão a pururuca, cuscuz e o bom e velho café coado no pano não podem faltar no roteiro de quem deseja sentir o gostinho do interior.

 

Onde comer:

Chácara do Rosário – a propriedade particular abre suas portas para grupos em ocasiões específicas, como a Cavalgada da Lua Cheia, e prepara um menu completo de delícias caipiras. A experiência fica completa se o visitante fizer uma cavalgada sob o luar e acompanhar a moda de viola tocada ao vivo na casa principal da chácara.

 

Armazém do Limoeiro – localizado na Fazenda Limoeiro da Concórdia, velho armazém data de 1901 e se transformou em atração turística por conservar as mesmas características do período. Tornou-se também parada de peregrinos do Caminho do Sol, cavaleiros, ciclistas e turistas do Roteiro Caipira.Aos domingos o estabelecimento serve um almoço caipira, preparado no tradicional fogão a lenha, acompanhado de deliciosas sobremesas caseiras. Para grupos o mais indicado é fazer reserva.

 

Fazenda do Chocolate – a Fazenda do Chocolate é um passeio pela história que nos remete aos tempos do Brasil colônia em meio a sua arquitetura preservada, registro dos importantes ciclos da história do Brasil.A Fazenda da Serra, nome histórico da Fazenda do Chocolate, foi durante muitos anos uma importante propriedade do ciclo cafeeiro no Brasil. Hoje mantém essa tradição por meio de espaço dedicado à torrefação, lugar em que o visitante pode se servir de um típico café caipira preparado no fogão a lenha e passado em coador de pano, acompanhado por diversos tipos de bolo caipira. O restaurante também serve pratos da culinária caipira aos domingos.

 

  • Curtir um dia de sol na piscina: Itu tem a maior concentração de campings da América Latina. As propriedades oferecem Day Use para quem deseja aproveitar um dia de sol na cidade nas piscinas. Algumas têm ainda passeios em contato com a natureza, como trilhas e cavalgadas, e atrações de  aventura, como arborismo e tirolesa.

 

Onde ir:

Fazenda Camping das Pedras – com 38 anos dedicados as atividades turísticas, a propriedade reúne para adultos e crianças com toboágua, bar e vista panorâmica da região, tirolesa, cama elástica e ainda um restaurante com comidas típicas.

 

Pesqueiro Maeda

O Pesqueiro oferece a maior estrutura para a prática da pesca esportiva, além de um grande restaurante e muitas atrações como passeios de trem, cavalo, pônei, brinquedos para as crianças, piscinas com toboágua, teleférico, esportes radicais e muito mais.

 

 

  • Conhecer a história do Brasil: o turismo histórico também é uma das fortes vocações de Itu. Na região central da cidade é possível conhecer as Igrejas de estilo barroco e rococó que guardam a história dos séculos passados. A cidade também abriga museus com acervo que contam a história da República, do Exército Brasileiro e do início da geração de eletricidade no país vale a pena conhecer.

 

Onde Ir:

Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

Construída em 1780 abriga obras valiosas de talhas e de pintura, de autoria de José Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior.

 

Igreja Bom Jesus

Erguida onde existiu a primitiva capela que deu origem ao município e que durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu, foi reedificada mas mantém sua imagem igual a original. Um dos destaques do seu interior é a abóbada na qual está desenhada a santíssima trindade.

 

Museu Republicano

O Museu Republicano foi construído em meados do século XIX e guarda em seu interior um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte, que são a memória do Partido Republicano Paulista.

 

Museu da Energia

Instalado em um sobrado construído em 1847 abriga uma exposição permanente que faz uma viagem no tempo, mostrando a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia das antigas lamparinas que queimavam óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século XX.

 

Conhecer a fama da “Cidade dos Exageros”: a fama de cidade onde tudo é grande foi herdada do humorista Flaviano de Almeida, que intretava o personagem Simplício, do programa “Praça da Alegria” de Manoel da Nóbrega, na extinta Rede Tupi. O caipira contava histórias sobre a terra onde tudo era grande.

 

Onde ir:

Orelhão e Semáforo de Itu – localizados na Praça da Matriz, o orelhão foi doado a cidade pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela Companhia Telefônica, passou por algumas modernizações até chegar na versão atual. O semáforo gigante, que tem função no transito local, completa o conjunto de exageros na região central da cidade.

 

Praça dos Exageros – com um monumento em homenagem ao personagem Simplício, a Praça reúne outras atrações que remetem a fama da cidade.

  • Fazer uma cavalgada: você pode também reservar um dia especial para experimentar um passeio a cavalo pelas propriedades rurais que cercam o município.

 

Onde ir:

Já falamos disso aqui no blog, fizemos até uma lista dos melhores lugares para andar a cavalo. Veja o texto: (link)

Comentários