Blog
17/11/2015

Igrejas ituanas conferem ao município o título de Roma Brasileira

Em um breve passeio pelo eixo histórico, é fácil notar o motivo de mais este título que Itu carrega. A quantidade de igrejas e instituições religiosas relacionadas ao catolicismo salta aos olhos. São mais de 50 distribuídas entre as zonas rural e urbana.

Construída em 1780, a Matriz de Itu segue os estilos Barroco e Rococó. Ricamente adornada em seu interior, possui obras de José Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior. O relógio da igreja foi trazido por Almeida Júnior e, as escadas externas, são feitas de lajes de varvito. Em seu interior também localiza-se a Capela do Santíssimo.

A Igreja de Santa Rita é a construção urbana mais antiga de Itu, inaugurada em 1728, por Mathias do Rego. Santa Rita começou a ser venerada por fiéis em Itu 174 anos antes de sua canonização e ainda hoje reúne milhares de fieis durante a procissão que ocorre no mês de maio.

A riqueza artística de Itu inclui obras do padre Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819), um dos maiores artistas barrocos do país. Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, pintou um anjo mulato, maneira que encontrou para protestar contra a discriminação racial.

A Igreja do Bom Jesus e Santuário Central do Apostolado da Oração no Brasil foi erguida no local onde existiu a primitiva capela que datava do século XVII e que serviu por muitos anos como Matriz de Itu. A igreja atual foi construída entre 1763 e 1765.

Conheça mais atrações turísticas e outras igrejas ituanas acessando nossa página de atrações turísticas.

Comentários