Blog
22/01/2016

Sinta o gostinho do interior: visite Itu e faça uma viagem no tempo

Por ser uma cidade do interior, Itu ainda preserva alguns hábitos como a boa conversa entre vizinhos em frente às casas, o passeio das famílias às praças e parques, população receptiva e aquele clima bucólico que permite fugir do estresse das grandes cidades. Alguns chegam a relatar que o tempo passa mais devagar por aqui.

Para quem se interessa por um turismo rural, opções não faltam, como as cavalgadas na Chácara do Rosário, permitindo um contato ainda mais direto com os cavalos. O passeio na Fazenda do Chocolate também diverte os adultos e as crianças, imergindo neste clima do interior, do “caipira” e da simplicidade da vida no campo. Contemplar a natureza é um dos pontos altos em Itu.

E, para não se perder no tempo, o sino da igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária anuncia o passar das horas. É possível ouvir o tilintar do sino de vários pontos da cidade e também vale a visita ao seu interior, ricamente ornamentado. Aliás, as escadarias externas da Matriz foram feitas em pedra varvito, extraídas do parque de mesmo nome, localizado no município, evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

Mas Itu não ficou congelada: a cidade foi palco da reunião que culminou na Proclamação da República, por isso o título de “Berço da República”. A mobília da época está preservada e a história é contada com riqueza de detalhes no Museu Republicano. Falando em museu, outro museu que vale a visita é o da Energia. Ele retrata a iluminação desde os seus primórdios, de forma atraente e lúdica.

Exageradamente conhecida através da fama de que é “a cidade onde tudo é grande”, possui um orelhão na praça da Matriz (próximo ao charmoso coreto) que é um dos pontos turísticos mais fotografados. Quando a fome bater, o Bar do Alemão oferece, além de pratos típicos da culinária alemã, uma receita de parmegiana cujo sucesso vai além das fronteiras da região.

Hospede-se no Hotel KK e viva o que Itu tem de melhor para oferecer aos seus visitantes, tudo ao seu alcance, com garantia de bons momentos.

Comentários