O Eixo Histórico de Itu é repleto de atrativos, como as diversas praças arborizadas, em que podem ser encontrados elementos de uma cidade do interior, como fonte e coreto, além das feirinhas de artesanato e de gastronomia. O casario ao redor desta região preserva, em sua maioria, o estilo arquitetônico de um passado distante. Já os exageros, como o Orelhão e o Semáforo em tamanho maior do que o habitual, motivam a vinda de turistas de todas as partes do mundo! As lojinhas de ‘lembrançonas’ fazem a alegria dos visitantes.
Rua Paula Souza, 492, Centro – Itu – SP
Caminhar pelas ruas próximas ao centro de Itu é uma viagem ao passado. Cristaleiras, cadeiras, mesas de vários tipos e telefones antigos fazem o gosto de colecionadores. Localizados principalmente na Rua Paula Souza, Andradas e Praça Padre Miguel, é uma ótima opção de passeio aos turistas.
Tradicional restaurante de comida alemã, ganhou notoriedade pela parmegiana, com receita elaborada na década de 50 pela família Steiner. Com ambiente convidativo para passar bons momentos e localização privilegiada, atrai turistas de outras cidades.
Rua Paula Souza, 575 - Centro, Itu.
Antes de se tornar sede do Regimento Deodoro, o imponente prédio abrigava o Colégio São Luiz, erguido por padres vindos de Roma e, em 1872, já contava com elegante igreja e imponentes edifícios, reunindo anualmente cerca de 400 alunos vindos de toda a Província. Com amplas instalações e bem preservadas, o conjunto arquitetônico inclui também o museu do 2º GACAP – Regimento Deodoro.
Praça Duque de Caxias, 284 – Centro – Itu.
O prédio que serviu de sede à Prefeitura de Itu, atualmente, é administrado pela USP e abriga projetos e programas de cunho didático e cultural envolvendo a história republicana brasileira, incluindo a Biblioteca Edgar Caroni; laboratório de conservação e restauração de documentos; salas de trabalho e consulta e cursos de extensão universitária da área.
Rua Barão de Itaim, 140 - Centro – Itu.
No Museu Republicano, foi realizada a primeira reunião do movimento republicano, a “Convenção de Itu”, que, certo tempo depois, colocou fim à monarquia no Brasil. Por este motivo, Itu ficou conhecida como "Berço da República". No local, existe um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte, além dos famosos azulejos que contam a história do Brasil e de Itu neste período.
Rua Barão do Itaim, 67, Centro, Itu.
Localizado em um sobrado construído em 1847 para uso residencial e que abrigou, no início do século XX, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz. Com exposição permanente, traz a história dos usos e costumes anteriores e imediatamente posteriores à implantação da eletricidade, no período de 1850 a 1950. Seu acervo conta com candelabros, lamparinas, lampiões e eletrodomésticos que funcionam a gás.
Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu.
O varvito é um conjunto de rochas sedimentares que evidenciam a era glacial, ocorrida há 280 milhões de anos, quando o sudeste da América do Sul era coberto de gelo. O Parque do Varvito foi inaugurado em 1995, a partir da desativação da Pedreira Itu. As lajes de varvito da pedreira foram amplamente utilizadas para calçamento e pavimentação de ruas e casas da cidade. O local é uma ótima opção de atrativo para todas as idades, por conter painéis explicativos, rico paisagismo, além de brinquedos para as crianças.
Rua Parque do Varvito, s/n - Pq. Nossa Sra. da Candelária - Itu
Inaugurado em 1947, o Estádio Municipal “Doutor Luís Gonzaga Novelli Júnior”, conhecido como “Majestoso da Vila Nova” é a casa do Ituano Futebol Clube que atrai grande público quando o Galo de Itu disputa partidas com grandes times.
Praça Washington Luiz, s/nº - Vila Nova – Itu
A Fazenda da Serra, conhecida como Fazenda do Chocolate, traduz o cenário do interior de São Paulo nos tempos do Brasil Colônia. Com arquitetura preservada de uma fazenda (incluindo casa grande, senzala, capela e moinho d’água), possui como atrativos as cavalgadas, mini-zoológico, lagos ornamentais com carpas gigantes, playground, roteiros culturais e gastronômicos. Na antiga senzala, é possível adquirir produtos típicos da fazenda e, na lojinha, os chocolates produzidos artesanalmente se destacam.
Estrada Parque, km 90 - Itu
O local apresenta, como maior atrativo, o Tour do Café, desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento. Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos. Ah, e é claro: provar o produto final.
Estrada do Jacú – Itu.
A Rosário em Itu é uma propriedade de mais de 250 anos que hoje trabalha com turismo rural e turismo pedagógico, cavalgadas, eventos para empresas e grupos. Mensalmente, promove cavalgadas para toda a família. Destaque para a Cavalgada da Lua Cheia, quando os participantes podem apreciar a paisagem do interior de São Paulo sob um novo olhar.
Avenida Vital Brasil, s/n - Antiga Estrada Velha Itu/Salto – Itu.
O Armazém do Limoeiro, construído em 1901, conserva as características do passado e se tornou ponto de parada obrigatório para peregrinos do Caminho do Sol, cavaleiros, ciclistas e turistas do Roteiro Caipira. Aos sábados e domingos, violeiros e repentistas garantem a boa música e quitutes podem ser saboreados.
Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 86, Itu.
Foi erguida no local onde existiu a primitiva capela que datava do século XVII e que serviu por muitos anos como Matriz de Itu. A igreja atual foi construída entre 1763 e 1765.
Praça Padre Anchieta - Centro, Itu.
É a construção urbana mais antiga da cidade, inaugurada em 1728, por Mathias do Rego. Santa Rita começou a ser venerada por fiéis em Itu 174 anos antes de sua canonização.
Rua Santa Rita - Centro, Itu.
Em Itu, a irmandade de São Benedito foi fundada em 1693 e, a igreja atual, construída em 1910. Na primeira semana de janeiro é realizada a festa em louvor ao santo.
Rua Santa Cruz - Centro, Itu.
Construída em 1780, a Matriz de Itu segue os estilos Barroco e Rococó. Ricamente adornada em seu interior, possui obras de José Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior. O relógio da igreja foi trazido por Almeida Júnior e, as escadas externas, são feitas de lajes de varvito. Em seu interior também localiza-se a Capela do Santíssimo.
Praça Padre Miguel - Centro, Itu.
A igreja foi inaugurada em 1819 e, a partir de 1859, passou a abrigar o colégio para meninas, sob a responsabilidade das irmãs de São José. Madre Maria Theodora Voiron, primeira superiora, está sepultada no local e, seu processo de beatificação, está em andamento em Roma.
Praça Regente Feijó, s/nº - Centro.
Em 1719, foi construído o Convento do Carmo, por ordem de D. João V. A Igreja do Carmo, de 1774, está anexa ao Convento e sua construção lembra traços arquitetônicos de um forte, por conta da presença de apenas uma torre lateral. O altar-mor, pintado por Padre Jesuíno do Monte Carmelo, traz, como curiosidade, um anjo de cor mulata, que, na época, causou alvoroço na sociedade branca.
Praça da Independência - Centro – Itu.
Este parque de diversões gratuito para crianças até 10 anos é mantido pela Prefeitura. Cercado, arborizado e com muitos brinquedos divididos por faixas etárias, fica aberto de terça a domingo.
Rua França, 102 - Bairro Vila Roma, Itu.
O parque temático apresenta ao turista a origem da fama dos exageros em Itu, contando com um jogo de xadrez gigante, um boneco do Simplício em tamanho natural, duas formigas gigantes, duas joaninhas gigantes, um jogo de lápis gigante, um escorregador gigante, um interfone gigante, um caixa eletrônico gigante e uma trena no formato de escorregador.
Bairro Padre Bento – Itu.