Blog
14/09/2015

Fazer turismo rural não é artigo de luxo: redescubra a simplicidade e a beleza do interior

Você nem precisa ser da ‘cidade grande’ para sentir a necessidade de se reconectar com a natureza. A beleza das antigas fazendas, a riqueza das histórias dos antepassados e a rotina dos trabalhadores nestes espaços, integram o turismo rural. Em Itu, as fazendas passaram por diversos ciclos: cana, café, pecuária, até chegar ao turismo rural, que atrai visitantes de todo o país.

Para quem aprecia os detalhes da arquitetura, é possível notar, nas casas-sede e senzalas, formas de construção comuns do passado, como taipa e pilão. Outra curiosidade, encontrada em fazendas mais antigas, é o telhado formado por telhas moldadas nas coxas de negras da época.

Moinhos, acionados por rodas d’água, permitiam uma economia de tempo ao moer grãos, uma das tarefas comuns na época. Como a eletricidade ainda não se fazia presente, lampiões garantiam a iluminação.

Algumas estradas rurais, com acesso às fazendas, são bastante procuradas por quem adora pedalar, desfrutando do visual bucólico. Para quem prefere os animais, as cavalgadas são ótimas opções, num passeio contemplativo.

Mais um dos atrativos do turismo rural, além da beleza da paisagem do interior, é a gastronomia. Quitutes simples com o sabor da roça, preparados artesanalmente, muitas vezes com alimentos produzidos no local e receitas que são passadas por gerações, garantem o gostinho de quero mais.

Comentários